Junte-se à nossa newsletter.
Aberto 7h-24h Ver localização
Aberto 7h-24h

CHEF NA PRAÇA

O programa “Chef Residente” consiste numa colaboração ao longo de um ano com um Chef da região, que faz o acompanhamento e consultoria na programação anual do Mercado, nomeadamente, na utilização da cozinha experimental.
chef-na-praca.jpg
07_triangle.svg
Este equipamento é uma ferramenta fundamental para uma programação gastronómica atrativa, constituindo um lugar de experimentação e aprendizagem, no qual se valoriza a missão do Mercado Municipal, não só como um espaço de negócios (mercado de trocas), mas também como um local de sociabilização (mercado de encontros), que incentiva aprendizagens abertas e transversais sobre como produzimos, distribuímos e consumimos (mercado de saberes).

O papel de Chef Residente é assumido por um chef de renome da Região, com uma ligação profunda à sua gastronomia e ao território, sendo o principal rosto do programa de animação e o curador principal do Mercado Municipal.

O primeiro ciclo de residências conta com os contributos de 3 profissionais reconhecidos que constituem a equipa que estará responsável pela dinamização da cozinha experimental nos seus primeiros anos de funcionamento. Esta equipa é constituída pela Chef Lígia Santos, a curadora de 2021, seguindo-se o Chef Álvaro Costa em 2022 e o Chef Renato Cunha em 2023.

O espaço de cozinha experimental está também ao serviço dos munícipes para promoção de workshops, degustações, showcooking, entre outros, valorizando a aprendizagem relacionada com alimentação.
Renato Cunha
Cozinheiro, gastrónomo, enófilo, docente e criativo, nasceu em V. N. Famalicão, a 6 de fevereiro de 1975, e é o chefe e o proprietário do Ferrugem e docente na Universidade Portucalense no Porto.
Lígia Santos
Licenciada em Engenharia e trabalha na área da gastronomia desde 2011, ano em que se sagrou vencedora do 1º Masterchef em Portugal, programa promovido e emitido pela RTP1.
Álvaro Costa
Assume-se como cozinheiro, enófilo e gastrónomo. Apreciador de música, viagens e da gastronomia Nacional Portuguesa, é apaixonado pela comunicação.
© 2022 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.