Junte-se à nossa newsletter.
Aberto 7h-24h Ver localização
Aberto 7h-24h
https://asset.skoiy.com/8gq936cur5u1y7ev/qv6bqej5xfv1.jpg

Renato Cunha

Renato Cunha, nasceu em V. N. Famalicão, a 6 de fevereiro de 1975, e é o chefe e o proprietário do Ferrugem e docente na Universidade Portucalense no Porto.

O Ferrugem abriu as suas portas em 2006, no concelho natal de Renato Cunha e que, em 2016, o reconheceu com a Medalha de Mérito Municipal Económico. Em 2012 foi eleito Chefe de Cozinha do Ano pela Revista Wine e, em 2017, o Ferrugem foi eleito Restaurante do Ano pela Revista Vinho Grandes Escolhas. Ainda no capítulo báquico, com o Ferrugem conquistou o diploma de ouro nas últimas edições do Concurso Gastronomia com Vinho do Porto, assim como quatro diplomas de ouro em cinco participações no Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia.

É docente na Universidade Portucalense, na Licenciatura de Gestão da Hospitalidade e em Enogastronomia no Short Master de Escanção. Atualmente, está a terminar, na mesma universidade, a dissertação do Mestrado em Turismo e Hospitalidade, com investigação no âmbito dos servicescapes e da paisagem do Vinho Verde. É jurado em vários concursos de gastronomia e vinhos de âmbito regional e nacional, destacando-se a sua participação no Concurso de Vinhos Verdes e Gastronomia entre 2013 e 2017. Tem também no seu currículo múltiplas participações em atividades como o “Congresso Nacional de Cozinheiros”, “Peixe em Lisboa”, “Wine in Azores”, “Vinho Verde Fest”, “Vinho Verde Wine Fest Brasil”, “Essência do Gourmet”, “Essência do Vinho”, “Fórum Gastronómico da Corunha”, múltiplas palestras e várias conferências como as conhecidas TEDx.

Cozinheiro por vocação, gosta que o vejam como embaixador da gastronomia portuguesa. Para isso, atento ao que se faz em Portugal e no mundo, procura uma formação de banda larga, assente tanto no empirismo popular, como no conhecimento da alta cozinha e da academia. A cozinha que preconiza tem como principais ingredientes os produtos com identidade portuguesa e de preferência com origem numa agricultura sustentável (biológica ou biodinâmica) - uma cozinha manifestamente de raízes populares, com grande rigor técnico e temperada com criatividade e inovação.

© 2022 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.