Sustentabilidade tem origem no termo "sustentável", derivado do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e/ou cuidar....
O conceito de sustentabilidade assenta, de um modo global, em processos e ações, individuais e coletivas, que visem suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras.
O desenvolvimento sustentável reflete “o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”.
O processo da sustentabilidade envolve todos os impactos dos nossos produtos e resíduos, bem como as dependências que temos dos recursos. É a famosa conta do que entra e do que sai. Ao entender essa equação, é possível perceber se o consumo se sustentará ao longo do tempo ou não.
Como posso ser um agente da sustentabilidade?
Ser sustentável é, acima de tudo, praticar pequenas ações sustentáveis diárias! Aqui ficam alguns exemplos do que podemos fazer no nosso dia a dia: a separação correta dos resíduos, a escolha de produtos não embalados ou a granel, a compra a produtores locais, a escolha de produtos provenientes de modos de produção sustentáveis, evitar o desperdício de alimentos, reutilizar materiais (sacos, copos, roupas, equipamentos, etc), trocando o carro pela bicicleta ou o andar a pé, promovendo os produtos em segunda mão ou reciclados.