O Consumo Responsável é um conjunto de hábitos e práticas que fomentem um modelo de desenvolvimento comprometido com a redução da desigualdade social e dos impactos ambientais.
O ato de consumir está presente diariamente nas nossas ações. Qualquer consumidor - cidadãos, famílias, empresas, produtores, organizações ou entidades, no ato de comprar está a financiar a cadeia de produção – distribuição – comercialização - consumo que existe na base dessa compra. Poucos têm consciência que esse ato tem reflexos económicos, ambientais e sociais.
Todas as escolhas que fazemos diariamente podem contribuir para a construção transformadora ou para a manutenção da dinâmica atual da sociedade. O consumidor responsável é um ator que utiliza as suas escolhas para intervir positivamente na realidade social e ambiental que o rodeia, sendo um agente transformador da sociedade, através do seu ato de consumo.
O consumo pode ter várias qualificações tais como consciente, sustentável, crítico, ético ou solidário. Esses diferentes adjetivos muitas vezes indicam formas distintas de entender e problematizar o consumo, sendo utilizados por diversos segmentos da sociedade.