Junte-se à nossa newsletter.
Aberto 7h-24h00 Ver localização
Aberto 7h-24h00

Inauguração da requalificação e modernização acontece a 25 de abril

23 de março de 2021
---
---
03_triangle

A renovada e modernizada Praça-Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão vai abrir portas no próximo dia 25 de abril. Quase 70 anos depois da inauguração “festiva e apoteótica” do espaço, como relatam os jornais da época, a Praça-Mercado Municipal surge completamente remodelada e adaptada aos novos tempos, estreando um novo conceito de Praça.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, na passada sexta-feira durante uma visita de trabalho ao local com o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), Xavier Ferreira. 

Paulo Cunha adiantou que “a obra está madura e em condições de ser colocada ao serviço da comunidade”, anunciando que a inauguração da requalificação e modernização da Praça-Mercado Municipal irá realizar-se no dia 25 de abril às 15h00, sendo que as portas abrem ao público às 7 horas.

Muito satisfeito por testemunhar “esta realização de grande qualidade” estava o presidente da CCDR-N, António Cunha, que afirmou tratar-se de “um excelente exemplo da aplicação dos fundos comunitários.”

Com um custo total de quatro milhões de euros, a intervenção contou com verbas aprovadas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), assinado entre a autarquia e o Programa Operacional Norte 2020, que garantiram um cofinanciamento FEDER de 3,1 milhões de euros.

“É uma obra muito bem conseguida, porque regenera o tecido urbano, recupera uma infra-estrutura que já existia, mas cria também novas valências, desde logo um espaço polivalente e aberto à feira com um potencial enorme, com um espaço de restauração, e que terá vida própria para além do mercado” elogiou o responsável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Também Paulo Cunha referiu “a boa execução de fundos comunitários, que são o grande alicerce e tornou possível a obra em curso”, salientado a polivalência da estrutura. “Este mercado está preparado para tudo, para o sol, para a chuva, para o dia e para a noite. Será uma plataforma muito relevante ao serviço do conceito de cadeia curta na comercialização e é um sinal inequívoco da aposta que se está a fazer no apoio aos produtores locais”, afirmou.

A Praça - Mercado Municipal de Famalicão “é muito mais do que um local, é uma dinâmica, é uma forma de produzir e consumir”, por isso, o autarca sublinha que as portas do mercado “vão muito além dos limites territoriais”.

Este é um dos projetos que “tem o condão de crer ser indutor de mudança nos comportamentos da comunidade”, por isso, Paulo Cunha evidenciou “o potencial enorme” deste projeto. “Não queremos condicionar o futuro e estamos a criar condições do ponto de vista infra-estrutural e da dinâmica e é bom não esquecer que mais do que o mercado, este espaço abarca um serviço técnico de empoderamento de produtores, de aconselhamento e de ação, dando condições para que as mudanças possam acontecer”.

O presidente relembrou que este novo espaço será também um espaço de recreio e de diversão noturna, apostando-se “numa lógica de polivalência”.

Para o presidente da ACIF, Xavier Ferreira, o novo mercado significa um “fator de esperança, de modernidade, mantendo a tradição e apostando no novo conceito da própria cidade”, confessando que tem “grandes expectativas” neste novo espaço. “Esta praça vai criar uma nova centralidade e pode fazer com que as novas gerações também se fixem por cá. Se conseguirmos fazer deste espaço uma sala de eventos para a juventude também será muito interessante e trará uma nova centralidade”, sublinhou.

Refira-se que com a renovação do Mercado Municipal vai surgir um espaço central em Vila Nova de Famalicão, renovado, coletivo e moldável, assente na multifuncionalidade e convivialidade, diferenciador e sustentável, articulando espaços de trocas, de encontros, de partilha de saberes, sabores e tradições. Será a verdadeira Praça do concelho como o foi ao longo dos seus 69 anos de história.

Olháa mais uma
notícia, fresquinha!
Mercado

Praça Mercado de Famalicão já tem Armário Circular

Móvel recuperado é aproveitado para promover a reutilização de embalagens.
Mercado

Lígia Santos é a primeira Chef residente da Cozinha experimental

Inauguração do novo espaço aconteceu no sábado passado, encontrando-se agora ao serviço dos famalicenses
Mercado

Posto de Turismo de Famalicão instala-se na Praça

Novo posto ocupa agora a torre principal do renovado mercado municipal
_Notícias\04_triangles.svg
© 2021 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.