Junte-se à nossa newsletter.
Aberto 07H00-24H00 Ver localização
Aberto 07H00-24H00

Inauguração da requalificação e modernização acontece a 25 de abril

23 de março de 2021
---
---
03_triangle

A renovada e modernizada Praça-Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão vai abrir portas no próximo dia 25 de abril. Quase 70 anos depois da inauguração “festiva e apoteótica” do espaço, como relatam os jornais da época, a Praça-Mercado Municipal surge completamente remodelada e adaptada aos novos tempos, estreando um novo conceito de Praça.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, na passada sexta-feira durante uma visita de trabalho ao local com o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), Xavier Ferreira. 

Paulo Cunha adiantou que “a obra está madura e em condições de ser colocada ao serviço da comunidade”, anunciando que a inauguração da requalificação e modernização da Praça-Mercado Municipal irá realizar-se no dia 25 de abril às 15h00, sendo que as portas abrem ao público às 7 horas.

Muito satisfeito por testemunhar “esta realização de grande qualidade” estava o presidente da CCDR-N, António Cunha, que afirmou tratar-se de “um excelente exemplo da aplicação dos fundos comunitários.”

Com um custo total de quatro milhões de euros, a intervenção contou com verbas aprovadas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), assinado entre a autarquia e o Programa Operacional Norte 2020, que garantiram um cofinanciamento FEDER de 3,1 milhões de euros.

“É uma obra muito bem conseguida, porque regenera o tecido urbano, recupera uma infra-estrutura que já existia, mas cria também novas valências, desde logo um espaço polivalente e aberto à feira com um potencial enorme, com um espaço de restauração, e que terá vida própria para além do mercado” elogiou o responsável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Também Paulo Cunha referiu “a boa execução de fundos comunitários, que são o grande alicerce e tornou possível a obra em curso”, salientado a polivalência da estrutura. “Este mercado está preparado para tudo, para o sol, para a chuva, para o dia e para a noite. Será uma plataforma muito relevante ao serviço do conceito de cadeia curta na comercialização e é um sinal inequívoco da aposta que se está a fazer no apoio aos produtores locais”, afirmou.

A Praça - Mercado Municipal de Famalicão “é muito mais do que um local, é uma dinâmica, é uma forma de produzir e consumir”, por isso, o autarca sublinha que as portas do mercado “vão muito além dos limites territoriais”.

Este é um dos projetos que “tem o condão de crer ser indutor de mudança nos comportamentos da comunidade”, por isso, Paulo Cunha evidenciou “o potencial enorme” deste projeto. “Não queremos condicionar o futuro e estamos a criar condições do ponto de vista infra-estrutural e da dinâmica e é bom não esquecer que mais do que o mercado, este espaço abarca um serviço técnico de empoderamento de produtores, de aconselhamento e de ação, dando condições para que as mudanças possam acontecer”.

O presidente relembrou que este novo espaço será também um espaço de recreio e de diversão noturna, apostando-se “numa lógica de polivalência”.

Para o presidente da ACIF, Xavier Ferreira, o novo mercado significa um “fator de esperança, de modernidade, mantendo a tradição e apostando no novo conceito da própria cidade”, confessando que tem “grandes expectativas” neste novo espaço. “Esta praça vai criar uma nova centralidade e pode fazer com que as novas gerações também se fixem por cá. Se conseguirmos fazer deste espaço uma sala de eventos para a juventude também será muito interessante e trará uma nova centralidade”, sublinhou.

Refira-se que com a renovação do Mercado Municipal vai surgir um espaço central em Vila Nova de Famalicão, renovado, coletivo e moldável, assente na multifuncionalidade e convivialidade, diferenciador e sustentável, articulando espaços de trocas, de encontros, de partilha de saberes, sabores e tradições. Será a verdadeira Praça do concelho como o foi ao longo dos seus 69 anos de história.

Olháa mais uma
notícia, fresquinha!
Mercado

Praça com horário alargado neste período natalício

Notícias
Mercado

Sabores do Verde Melão surpreendem em Famalicão

Decorre de 8 a 10 de agosto, na Praça - Mercado Municipal, com a atuação de vários DJ’s nos três dias do evento.
Mercado

Academia da Praça decorre até junho

A cozinha experimental do Mercado transformou-se num espaço de formação e capacitação para os famalicenses e todos os que frequentam o espaço.
_Notícias\04_triangles.svg
© 2026 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.