Junte-se à nossa newsletter.
Aberto 7h-24h Ver localização
Aberto 7h-24h

Lulas

---

A lula é um dos moluscos mais consumidos em todo o mundo e um dos alimentos favoritos dos nutricionistas. São muito nutritivas, têm um baixo teor de gorduras e são constituídas por cerca de 78% de água.

Esta iguaria, tão típica e versátil na cozinha, tem uma textura e sabor únicos e, para além disso, vários benefícios para a saúde. 

Trata-se de um molusco rico em vitamina D, B3 e B12, fornecendo mais energia ao corpo e estabilizando os níveis de açúcar no sangue, o que é ótimo na prevenção da diabetes.

Além disso, a lula é um alimento rico em proteínas e minerais como fósforo, cálcio, magnésio e ferro. Como resultado, temos um alimento que ajuda a prevenir o cancro, fortalece os ossos, auxilia no tratamento da pressão alta e ainda evita a anemia. É conhecida, ainda, por auxiliar o sistema imunológico e melhorar a saúde do coração.

Há muitas maneiras de consumir lula. Uns deliciam-se com lulas recheadas. Outros preferem-nas grelhadas num dia de calor. E há ainda quem prefira as lulas estufadas. Em Espanha, as lulas são conhecidas como calamares, nome que usamos também para designar as famosas argolas de lula frita.

No momento da compra, pode encontrá-las frescas ou congeladas. Se optar por lulas frescas, a lula deve apresentar uma pele com aspeto brilhante, aderente à carne e com muco transparente, assim como um odor agradável a maresia. Deve consumi-las no mesmo dia ou no dia seguinte, armazenando-as num recipiente fechado no frigorífico.

 

 

CURIOSIDADES

Sabia que…

  • A tinta negra que a lula possui é uma arma de defesa. Quando se vê atacada por um predador, a lula secreta essa tinta, que turva a água à sua volta, o que lhe dá a oportunidade de escapar.
  • Algumas lulas têm uma habilidade incrível: podem voar.
  • Cada lula possui 3 corações.
Publicações semelhantes
03_triangle
© 2022 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.