Junte-se à nossa newsletter.
Aberto 7h-24h Ver localização
Aberto 7h-24h

Carapau

---

O carapau é um peixe que existe com abundância todo o ano no nosso mar, sendo considerado um verdadeiro peixe português, tão tradicional quanto a sardinha.

Além de ser muito saboroso, é saudável, de fácil digestão e muito rico nutricionalmente.

Quando se fala sobre os benefícios deste peixe, é de enfatizar que estamos perante um peixe azul, que se traduz num alimento extremamente rico em ômega 3. Além disso, contém vitamina B3 que auxilia no normal funcionamento do sistema nervoso e ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga.

Rico em nutrientes e pobre em gordura, o carapau é um peixe versátil e sustentável. É uma fonte excelente de vitamina D e fósforo, o que o torna perfeito para ajuda na manutenção óssea.

No momento da compra, o carapau deve apresentar-se com as seguintes características: pele brilhante e um músculo firme e elástico, olhos convexos e as pupilas de cor preta-azulada viva, guelras de cor vermelho-escura e possuir odor a algas.

À semelhança de qualquer outro peixe fresco, deve ser um dos últimos produtos a ser adquirido na hora das compras, devido à sua perecibilidade. Uma vez em casa, coloque-o no frigorífico até ao momento de confeção. Se não o confecionar no espaço de um dia, deve congelá-lo.

 

CURIOSIDADES

Sabia que…

  • Jaquinzinho, chicharro e carapau… É tudo o mesmo peixe – o carapau, mas em tamanhos diferentes.
  • Na zona do mediterrâneo o carapau era, nos tempos antigos, tão abundante que a língua franca dos mercadores de costa vulgarizou a palavra em vários países. Por exemplo, em Nápoles, o peixe ainda é conhecido pelos mais antigos como “carapau”, embora em italiano a espécie se chame “maccarello” ou “scombro”.
  • Foi tão comum e era apanhado em tão grande quantidade nas nossas águas que se considerava, em tempos idos, um peixe inferior, muitas vezes comprado pelas donas de casa para dar aos gatos.

 

03_triangle
© 2022 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.