Junte-se à nossa newsletter.
Aberto 7h-1h Ver localização
Aberto 7h-1h

Sardinha

---

A sardinha é um dos peixes mais conhecidos e consumidos em todo o mundo.

Muito apreciada pelos portugueses nos meses de maior calor, a sardinha é o peixe mais popular das festas e arraiais de Verão.

Nutricionalmente falando, é um dos peixes mais ricos e saudáveis. Apesar de ser um peixe gordo, é rica em proteína e ómega 3, sendo também uma ótima fonte de cálcio, fósforo, selénio e vitaminas do complexo B e D.

Além de prevenir doenças cardiovasculares, ajuda a reduzir o risco de Alzheimer e a combater a depressão, assegurando o bem-estar cerebral.

 

A sardinha fresca distingue-se pela sua carne firme e por ter uma aparência brilhante. Como este é um peixe bastante delicado, deve ser manuseado com cuidado, uma vez que a pele tende a rachar e o seu interior a abrir.

Para que a sardinha fique loirinha como manda a lei e perfeitamente cozinhada, recomenda-se uma distância de 10 cm, com uma brasa calma, com cinza e não incandescente. Normalmente, uma sardinha de tamanho médio demora cerca de 2/3 minutos de cada lado a grelhar.

 

 

CURIOSIDADES: 

Sabia que...

  • As sardinhas são originalmente da região da Sardenha, ilha localizada no Mar Mediterrâneo?
  • A sardinha não perde os seus benefícios nutricionais depois de enlatada?
  • A sardinha oferece tantas proteínas quanto a carne vermelha?
  • A sardinha do Sul é mais pequena que a do Norte, porque as águas quentes são mais pobres em alimento do que as frias? Daí que a sardinha do Norte cresça mais. A Sul, um quilo tem cerca de 18 a 20 sardinhas; a Norte, cerca de 12 a 14.
03_triangle
© 2021 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.