Junte-se à nossa newsletter.
Aberto 7h-24h Ver localização
Aberto 7h-24h

Tangerina

---

A tangerina é um citrino de cor laranja e sabor bastante doce e agradável, de formato achatado e cuja casca é relativamente fácil de tirar. A polpa doce está dividida em gomos que se separam com muita facilidade. Entre os citrinos é o que melhor tolera o frio embora o resultado sejam frutos menos doces.

Normalmente são pequenas e relativamente pobres em carboidratos, quando comparadas a outros tipos de frutas. Com poucas calorias, são fonte de fibras, antioxidantes e contém uma dose significativa de vitamina C.

Entre os seus benefícios, destacam-se: retardam o envelhecimento da pele, melhoram a digestão, regulam a pressão sanguínea, protegem o coração e reduzem o risco de desenvolver doenças como cancro, diabetes e osteoporose. Além disso, melhora o sistema imunitário e é provavelmente uma das melhores companhias alimentares para enfrentar estados febris e debilitantes como é o caso da gripe.

A maior parte das tangerinas deve ser colhida assim que amadurece, uma vez que o sabor altera. Devem ser tocadas regularmente para a colheita ser no momento certo. A casca fica rapidamente cor de laranja. As tangerinas de melhor qualidade apresentam sempre cores vivas e brilhantes, além de serem bem mais pesadas do que as que têm menos nutrientes. Podem ser conservadas no frigorífico até 3 semanas sem perderem valor nutritivo.

 

 

CURIOSIDADES:

Sabia que…

  • Devido à aproximação da sonoridade das palavras ‘tangerina’ e ‘sorte’ em mandarim, a tangerina é um símbolo de sorte na China? É, até, costume dar tangerinas de presente no ano novo chinês, como forma de desejar boa sorte no ano que está por vir.
  • As suas folhas podem ser aproveitadas para chá, sendo saboroso e ainda com poder calmante?
  • A gordura comum ou os resíduos de algumas cozinhas, podem ser combatidos e eliminados com o sumo de tangerina?
Publicações semelhantes
03_triangle
© 2022 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.