Junte-se à nossa newsletter.
Aberto 7h-24h Ver localização
Aberto 7h-24h

Ameixa

---

A “Prunus domestica”, conhecida popularmente como ameixa, tem algumas dezenas de variedades e é uma fruta suculenta e doce. Surge em quantidade e de boa qualidade entre julho e setembro. Pode ser consumida fresca ou desidratada, sendo que dependendo do tipo, ela vai ter um perfil nutricional diferente.

Tanto a ameixa fresca como a seca, têm alta densidade nutricional e são ricas em compostos fenólicos, com ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular. São também fontes de fibras solúveis e insolúveis, que contribuem com uma série de efeitos benéficos para o organismo: é-lhes atribuído um efeito laxante bastante intenso, combatendo problemas de obstipação. Além disso, ajuda na prevenção do diabetes e de doenças cardiovasculares e melhora a densidade óssea. 

Como escolher e consumir:

  • Escolha-as bem cheias e firmes. Evite as ameixas duras, que não amadurecerão, ou as demasiado moles, que podem estar pisadas.
  • A quantidade indicada é de 1 a 2 ameixas frescas por dia, se forem grandes. Se forem pequenas a porção aumenta para 3 a 4 unidades. Em relação às ameixas secas, a quantidade pode variar entre 5 a 10 unidades.
  • São muito versáteis: podem ser consumidas ao natural, em sumos, em saladas de fruta, em compotas, mousses e gelatinas. São bem-vindas em qualquer refeição do dia, seja ao pequeno almoço, nos lanches, ou como uma sobremesa saudável e deliciosa.
Publicações semelhantes
03_triangle
© 2022 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.