Junte-se à nossa newsletter.
Aberto Encerrado Ver localização
Aberto Encerrado

Castanha

---

Chega o outono e, com ele, o cheiro a castanhas assadas nas ruas portuguesas. E a verdade é que, por vezes, comemo-las sem termos noção de que estamos perante um fruto nutricionalmente rico, que pode ser consumido sem culpa.

A castanha diferencia-se da fruta fresca por ter menos água, e dos frutos oleaginosos por ter menos gordura. Assim, é uma excelente fonte de nutrientes, vitaminas e minerais.

Tem a capacidade de prevenir doenças, principalmente as doenças cardiovasculares; melhora o sistema respiratório, pelas suas propriedades expetorantes; ajuda a manter o sistema nervoso saudável, uma vez que ajuda a relaxar e a conciliar o sono. É, ainda, ideal para quem quer retardar os sinais de envelhecimento uma vez que atua na manutenção das células.

Além de serem extremamente benéficas para o organismo, as castanhas têm ainda a vantagem de poderem ser consumidas de diversas formas. Podem comer-se cozidas, assadas, como acompanhamento de pratos, substituindo o arroz, a massa ou a batata, na base de sopas ou na confeção de apetitosas sobremesas e bolos.

No momento da compra, deve ter-se particular atenção no estado da sua pele, que deve ser bem brilhante e intacta (sem cortes ou gretas). Devem ser guardadas em local fresco e seco. 

 

CURIOSIDADES:

Sabia que…

  • Se forem cozidas, são mais fáceis de digerir?
  • Conta-se que o fruto fazia parte da dieta Romana, sendo que os soldados se alimentavam de um puré de castanha antes dos combates.
  • As folhas do castanheiro, quando cozidas, podem ser utilizadas para acalmar ataques de tosse?
Publicações semelhantes
03_triangle
© 2021 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.