Junte-se à nossa newsletter.
Aberto Encerrado Ver localização
Aberto Encerrado

Romã

---

A romã é considerada um dos frutos mais antigos do mundo, e um dos mais apreciados também. Devido ao seu alto valor nutricional, o seu cultivo e consumo tem aumentado nos últimos anos.

É fonte de inúmeros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, além de ser ainda rica em fibra, vitaminas e minerais. Tem benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios, melhora a função cardíaca, diminui a pressão arterial, regula os níveis de colesterol e contribui para prevenir problemas gastrointestinais.

Dotada de um sabor único, a romã representa uma grande versatilidade na cozinha, podendo ser consumida em saladas, sumos, chás, molhos, bolos e doces, ou simplesmente ao natural, a acompanhar um iogurte ou os cereais pela manhã.

As romãs só são colhidas quando atingem o nível ótimo de maturação, uma vez que não continuam o seu amadurecimento depois da colheita. Assim, no momento da escolha, deve optar pelas que têm casca vermelha, brilhante e sem manchas e ser firme ao toque. Quando está madura, é sempre mais pesada do que a verde. Por isso, entre duas frutas com o mesmo tamanho, prefira a mais pesada.

Se as conservar num local fresco e escuro, é possível que durem até um mês. No frigorífico, o tempo de conservação pode aumentar para quase o dobro.

 

 

CURISOSIDADES

Sabia que…?

  • Há quem associe a Romã à fertilidade, uma vez que está carregada de sementes? Na Roma antiga o fruto era símbolo de ordem, riqueza e fertilidade.
  • Na Índia, acredita-se que a romã traz saúde e é um símbolo hindu de prosperidade e fertilidade?
  • Em tempos, o sumo da romã era utilizado para matar a sede nas travessias dos desertos?
03_triangle
© 2021 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.