Junte-se à nossa newsletter.
Aberto Encerrado Ver localização
Aberto Encerrado

Abóbora

---

Apesar de ser vulgarmente classificada como hortícola, em termos botânicos, a abóbora é considerada um fruto, e cresce de uma planta da família da melancia, do melão, do chuchu e do pepino.

Além de ser um delicioso alimento, a abóbora é, também, fonte de vários nutrientes. É rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo e é uma fruta com poucas calorias.

É considerada uma fruta com propriedades medicinais indicada para doenças do aparelho digestivo e dos rins, além de ser antifebril e muito usada para combater a náusea. Por possuir boas quantidades de antioxidantes, o consumo de abóbora reduz o risco de certos tipos de cancro, doenças cardiovasculares, derrames e problemas nos olhos.

A polpa da abóbora é doce e bastante saborosa. Por isso, é muito apreciada na culinária, sendo preparada de diferentes maneiras: na confeção de purés, doces, tortas, sopas, etc. As sementes são usadas muitas vezes torradas e servem como um lanche muito nutritivo.

Na hora de escolher opte pelas que têm casca lisa, sem manchas e sem brilho. Não se deixe impressionar pelo tamanho, as abóboras muito grandes normalmente são as menos saborosas. Caso opte por comprar aos pedaços, para evitar o desperdício, observe o aspeto no geral e se tem manchas escuras. Escolha sempre as mais claras.

Para conservar, basta mantê-la inteira fora do frigorífico. Depois de cortada, deve ser refrigerada por poucos dias, dentro de um saco plástico. Os pedaços também podem ser congelados, crus ou pré-cozidos, por mais tempo.

 

CURIOSIDADES:

Sabia que…

  • As abóboras são talvez as plantas domesticadas mais antigas da Terra?
  • Dela pode aproveitar-se tudo, desde as sementes até às flores da abóbora que são usadas em saladas?
  • Portugal é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa?

 

03_triangle
© 2021 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.