Junte-se à nossa newsletter.
Aberto Encerrado Ver localização
Aberto Encerrado

Dióspiro

---

O Outono traz-nos cheiros, cores e sabores muito próprios e o dióspiro é um dos frutos da estação.

Os dióspiros são uma fruta controversa, que divide opiniões. Normalmente há quem não gosta nada e há quem, literalmente, adora! 

Do ponto de vista nutricional, é de salientar a sua riqueza em vitamina A e B, e minerais como o potássio. É uma excelente fonte de antioxidantes, traz benefícios para a saúde do coração e ajuda na redução de inflamações.

Na hora da escolha, deve lembrar-se que este é um fruto bastante sensível e, por isso, é importante escolhê-lo com algum cuidado. Deve optar por dióspiros intactos e sem cortes ou manchas na pele, e que ainda conservem o pedúnculo. Pode optar por comprar o fruto ainda duro e deixar amadurecer em casa, uma vez que o processo de amadurecimento é rápido.

A melhor forma de apreciar este fruto é ao natural e com o auxílio de uma colher. No entanto, pode ser preparado de várias formas, como por exemplo, assado com um pouco de canela, ou em saladas e sumos.

 

 

CURIOSIDADES:

Sabia que…

  • Pode também ferver os dióspiros para melhor lhes retirar a pele, as sementes e incorporá-los em molhos que pode adicionar aos seus cozinhados?
  • É conhecido como o tomate doce?
  • Sabia que apesar de o diospiro ser grande e arredondado, é, na realidade, uma baga?
  • Sabia que o diospiro é considerado a fruta nacional do Japão?

 

 

03_triangle
© 2021 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.