Junte-se à nossa newsletter.
Aberto 07H00-01H00 Ver localização
Aberto 07H00-01H00

Tremoços nutritivos e pouco calóricos

---

O tremoço existe há vários séculos na Europa, e é da família do grão e do feijão.

É considerado um bom petisco em países de cultura mediterrânica, como Portugal, Espanha e Itália.

O que muita gente não sabe, é que não há motivos para evitar os tremoços! Estes têm menos gordura do que outras iguarias, como os caracóis, azeitonas, batatas fritas e amendoins ou pistácios salgados, e quando consumidos com moderação, são muito nutritivos e também dos aperitivos mais baratos.

Por cada 100 gramas desta leguminosa cozida e sem casca, obtém 15,4 g de proteínas e 9,4 g de fibra. Também não corre o risco de abusar da gordura, pois contém 1,1 gramas. Além disso, a gordura presente é sobretudo insaturada, menos prejudicial para a saúde. Os tremoços contêm ainda sais minerais, como cálcio, potássio e, em menor escala, ferro. Para quem come a casca, o valor nutricional é semelhante, mas com um pouco mais de fibra.

Só o teor em sal é problemático. Cada 100 gramas contêm 3,9 gramas. Assim, basta uma pequena dose sem casca (30 gramas) para ingerir um quinto da dose máxima diária recomendada de sal (5 gramas). Um truque para contornar o problema: passe os tremoços por água corrente ou demolhe durante alguns segundos antes de consumir.

 

CURIOSIDADES:

Sabia que...

O tremoço é a semente contida na vagem do fruto de uma planta muito bonita, chamada "tremoceiro" do género Lupinus?

O tremoço contém gordura boa, similar à do azeite, que em moderação faz bem para o organismo e tem ação anti-inflamatória?

03_triangle
© 2024 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.