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Espargos

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Aparecem muito nas prateleiras de abril até ao fim de junho. Normalmente encontram-se em molhos ou em caixinhas de madeira.

O sabor dos espargos é excelente! São ricos em fibra, vitamina C, vitamina B1 e B2, vitamina E, ácido fólico, fósforo, cálcio, magnésio, ferro, zinco e potássio.

Para além disso, são baixos em calorias e não têm gordura nem colesterol.

Há três tipos de espargos:

  • Brancos: são colhidos dentro da terra;
  • De cor violeta: que despontaram da terra e coloriram-se na extremidade;
  • Verdes: saíram completamente e ganharam a sua cor pela exposição direta ao sol.

Podemos saborear os espargos de várias maneiras – assados, gratinados,  grelhados, mexidos com ovos, em sopas e cremes, tartes salgadas etc.

Após a compra ou a apanha, os espargos devem ser consumidos no prazo de 2 a 3 dias e conservados no frigorífico. A temperatura ambiente é desaconselhada, uma vez que torna os espargos fibrosos.

No momento da escolha, opte pelos espargos frescos, límpidos, rígidos, brilhantes e sem manchas. Evite os que estiverem amarelados ou mirrados e dê preferência aos que exibem as extremidades fechadas.

 

BENEFÍCIOS:

  • Favorece a perda de peso;
  • Diurético;
  • Elevada proporção de água;
  • Propriedades rejuvenescedoras

 

 CURIOSIDADES:

Sabia que...

  • O espargo pode provocar um odor característico na urina da pessoa que o consumiu? É resultado do metabolismo de um dos seus componentes, que contém enxofre. 
  • Nos espargos existem plantas masculinas e femininas? As masculinas produzem rebentos mais grossos porque acumulam a força nas raízes. As femininas, dão rebentos mais finos porque dedicam mais energia à produção de sementes.
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