Junte-se à nossa newsletter.
Aberto 7h-24h Ver localização
Aberto 7h-24h

Alho-porro

---

O alho porro, também conhecido como alho francês, é um vegetal da família do alho e da cebola, que possui um talo cilíndrico com coloração branca e/ou verde clara e folhas achatadas de cor verde escura.

Com um sabor característico e repleto de nutrientes para a saúde, possui vitaminas A, C e do complexo B, assim como fósforo, ferro, cálcio e potássio. É, também, fonte de antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce e as células cancerígenas.

Além disso, por ser rico em fibras, auxilia no processo digestivo, é diurético, ajuda a eliminar toxinas do organismo e tem poucas calorias.

No momento da compra, deve optar pelos que tenham folhas verdes escuras e frescas e o talo firme, branco e brilhante, sem manchas amarelas. Procure comprar sempre alho-porro mais novo, porque são mais tenros e de sabor mais suave.

Este legume é muito versátil, principalmente o talo que pode ser refogado, cozido no vapor, assado ou frito. Pode ser utilizado em sopas, na preparação de risotos, em tortas e quiches. As folhas escuras, que geralmente são cortadas e descartadas, podem ser usadas ​​para aromatizar caldos.

 

CURIOSIDADES:

Sabia que…

  • O legume é também conhecido como alho-francês, alho-macho, porro-bravo ou porro-hortense?
  • O alho-porro está associado ao São João? Isto porque no século XIX havia muitos terrenos abandonados pelo Porto, onde o alho porro crescia a eito. Assim, na noite de São João, as pessoas colhiam um alho porro e batiam com ele na cabeça daqueles com quem se cruzavam, como forma de saudação, de cumprimento.
  • Por fazer muito bem à garganta, os antigos gregos, egípcios e romanos, comiam-no antes dos seus discursos, porque se acreditava que ajudava a manter a voz forte e imponente.
03_triangle
© 2022 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.