Junte-se à nossa newsletter.
Aberto 7h-24h Ver localização
Aberto 7h-24h

Favas

---

Esta semana destacamos as favas!

As favas são leguminosas que nascem dentro de uma vagem. Têm um sabor peculiar e muito característico, que nem sempre agrada a todos. É como diz o velho ditado: ou se ama ou se odeia!

Rica em amido, nutriente que fornece energia ao organismo, a fava fornece também altas taxas de ferro, vitamina do complexo B, magnésio e potássio.

 

Tradicionalmente, todos nós conhecemos a fava como um ingrediente típico de sopas e estufados. Mas são inúmeras as formas de as consumir, basta dar asas à imaginação!

Por exemplo, cozidas e reduzidas a puré são ótimas para acompanhar um prato de carne ou peixe, dando beleza e cor ao prato, mas acima de tudo, enriquecendo-o do ponto de vista nutricional.  

Mas não precisamos de pensar neste produto apenas como acompanhamento, podemos e devemos dar-lhe o protagonismo que merece. Experimente fazer umas almôndegas vegetarianas de favas e deixe-se surpreender com o resultado.

Para além disso, são ótimas como snack, se as fritarmos com sal ou se as tostarmos no forno.

No momento da escolha, opte pelas vagens de aspeto fresco e viçoso, de tamanho e cor uniformes. Rejeite as vagens mais duras, e certifique-se que são tenras, em vagem ou congeladas.
As favas secas devem ter os grão inteiros, brilhantes e sem odores estranhos.

Após a compra ou a apanha, as favas aguentam 2 ou 3 dias em temperatura ambiente. No entanto se já estiverem descascadas, aconselhamos o consumo imediato. No frigorífico, a fava fresca aguenta cerca de 1 semana, e caso seja fava seca, pode conservar-se aré 1 ano, se for guardada em sacos bem fechados.

 

 

CURIOSIDADES:

Sabia que...

  • As favas devem ser muito bem cozinhadas pois são de dificil digestão?
  • As favas são originárias do Próximo-Oriente, segundo os primeiros restos arqueológicos datados de seis a sete mil anos A.C.?
03_triangle
© 2022 Praça Mercado Famalicão.
Design by U lah lah, brought to life by YouOn.